domingo, 6 de novembro de 2011

ARTE NA PELE


A Old School Tattoo antecede a tatuagem moderna, pós-década de 70, remetendo a temas voltados à Marinha, imagens de mulheres, corações, rosas e flâmulas, com textos ou datas especiais. 


O berço dessa escola foi a Chatham Square em Nova York, difundida por Samuel O'Reilly, que patenteou a maquina de tatuar, em 1891. Seu discípulo, Charlie Wagner continuou o negócio após sua morte, por volta de 1908, com um amigo que pintava paredes e tinha muita habilidade para desenhos, são também chamados de Old Skool ou Tradicional.


Durante a Primeira Guerra Mundial, a arte se popularizou, como símbolo de força, bravura e coragem.

Após a depressão na década de 1920, a Chatham Square perdeu a popularidade e os tatuadores espalharam-se, trabalhando em especial perto de bases navais. 

A tattoo old school então tornou-se símbolo da personalidade de quem a ostentava, contando as historias de viagens dos marinheiros.

Lembrando que foram marinheiros ingleses, com James Cook, com o contato com polinésios, que ajudaram a difundir essa arte pelo ocidente. 


 Além disso, como os temas ligados ao mar tinham íntima relação com a vida desses homens, que viviam em guetos das cidades e eram, em sua maioria, homens das baixas classes sociais, a temática old school também tinha essa conotação de underground.

A impopularidade da tatto cresceu ainda mais após a Segunda Guerra Mundial, remetendo a imagem de rebeldia, difundida na época por Marlon Brando, James Dean e ascensão do Rockabilly, que representa o jovem rebelde infrator, por vezes tatuado, e que pouco respeitava a cultura americana.
Com um surto de hepatite no início da década de 60, a tatuagem ficou totalmente na clandestinidade, tornando-se ilegal. Após a proibição, a tatuagem old school ficou esquecida.

As características desse estilo de arte são tatuagens geralmente simples, com desenhos ousados, mas com contornos e efeitos simples, com muita  tinta preta e menos colorida, porque nos primeiros anos da arte da tatuagem, não havia uma grande escolha de tintas, contornos pretos e sombreamento pouco ou nenhum. As cores de preenchimento eram sólidas vermelho e verde, com adições de azul, amarelo, marrom e roxo.

O estilo Old School vem sendo redescoberto pelos amantes da tatuagem e os desenhos de hoje são mais coloridos em comparação com os originais, graças à evolução dos equipamentos de tatuagem e a variedade de tintas.
Diversos grupos exibem suas tatuagens Old School como símbolos alternativos reconhecidos entre pessoas de um mesmo grupo.

As tatuagens old school são apreciados por seu apelo atemporal e as imagens retratadas passam a sensação do Vintage.

As meninas adeptas ao estilo geralmente são “pin up girls”, as mesmas meninas que as tatuagens Old School homenageiam em seus desenhos.


E, acompanhando, também são amplamente adotados pelo estilo Rockabilly, que reunem o maior número de fãs da arte Old School!
O tatuador que ajudou a desenvolver a tatuagem com desenhos que são considerados como "Old School" é o norte-americano Norman "Sailor Jerry" Collins (1911-1973).


Sailor Jerry se juntou a marinha quando ele tinha 19 anos e viajou ao redor do mundo, recebendo suas tatuagens antes de ganhar a exposição para a arte do tatuagem do Sudeste Asiático. Ele abriu seu primeiro estúdio de tatuagem na Chinatown de Honolulu, um lugar onde os marinheiros se reuniam para beber, arranjar mulheres e fazer tatuagens. 

Sua tatuagem e desenhos são conhecidos em todo o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário